Pensar em currículo é pensar em algo mais amplo, é pensar em um contexto centrado no cotidiano dos alunos. A criança, o adolescente quando chega na escola traz consigo uma bagagem riquíssima, capaz de revolucionar o espaço escolar. Quando falo em espaço escolar cito não apenas a sala de aula, mas sim, o ambiente escolar. Sendo assim, aproveitando esse conhecimento prévio do aluno o professor consegue articular e transformar o ambiente.
É necessário que o professor tenha claro e deixe claro também, qual seu objetivo, qual sua proposta, saber o que e para quem está ensinando, e assim poder adaptar a metodologia de ensino.
Nesses termos é possível relacionarmos fracasso escolar com currículo, uma vez que esteja desarticulado com o interesse da faixa etária. A seleção dos conteúdos curriculares devem ser relevantes socialmente, atendendo os níveis de desenvolvimento e os interesses dos alunos. Para que assim como outros eventos saiam perfeitos é necessário acima de tudo organização, planejamento e estratégias.
A escola também precisa ter uma organização, um planejamento. O Plano Político Pedagógico Escolar precisa mostra a organização que a escola tem, baseada em uma gestão participativa e transparente. Não sendo uma escola de massa, mas sim uma escola organizada e centrada na educação de qualidade.
Andréia Boing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário