quarta-feira, 21 de julho de 2010

CAPACITAÇÃO, CURRÍCULO: CONHECIMENTO E CULTURA

PRODUÇÃO INDIVIDUAL - Currículo: conhecimento e cultura

É de fundamental importância que os professores organizem o currículo com conteúdos que envolvam diferentes campos sociais e culturais, provendo assim o real sucesso de seus alunos.
Na escola o conteúdo é trabalhado através de diferentes disciplinas que em conjunto formam as chamadas grades curriculares, ou seja, cada contexto é separado através de compartimentos de ensino. Porém, de modo geral o professor tem o papel de mostrar a seus alunos que o conhecimento é formado por diferentes perspectivas de uma mesma e única realidade.
Outro fator importante a ser percebido pelo professor é que cada um de seus alunos possuem individualmente limitações de tempo e espaço diferenciados. Cabe a ele – professor – criar alternativas buscando transformar a escola em que atua, favorecendo assim o crescimento e a inserção social de seus alunos.
Como o tempo de escola se passa na fase de crescimento e desenvolvimento social das crianças, é importante que a escola estimule esse processo através do convívio, aprendizagem e disciplina dos alunos para a realização de tarefas.

“Na escola, é o currículo que mais intensa e continuamente espacializa e temporaliza as ações humanas. E é no ambiente social da escola que aprendemos e internalizamos boa parte daquilo que pensamos ser o espaço e aquilo que somos capazes de fazer no espaço em que vivemos.”

Paulo Sérgio de Campos

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Me chamou atenção a seguinte parte de seu texto, "o professor tem o papel de mostrar a seus alunos que o conhecimento é formado por diferentes perspectivas de uma mesma e única realidade." A partir do momento que os professores assumem este papel o processo de ensino deixa de ser tão fragmentado, facilitando e estimulando a aprendizagem do aluno.
    Sugestão:tente inserir a referência na citação e veja se a palavra "intensa" faz parte do contexto.

    Abraços,
    Supervisora de Educação básica e Profissional

    ResponderExcluir