PRODUÇÃO INDIVIDUAL - Currículo: conhecimento e cultura
Na escola o conteúdo é trabalhado através de diferentes disciplinas que em conjunto formam as chamadas grades curriculares, ou seja, cada contexto é separado através de compartimentos de ensino. Porém, de modo geral o professor tem o papel de mostrar a seus alunos que o conhecimento é formado por diferentes perspectivas de uma mesma e única realidade.
Outro fator importante a ser percebido pelo professor é que cada um de seus alunos possuem individualmente limitações de tempo e espaço diferenciados. Cabe a ele – professor – criar alternativas buscando transformar a escola em que atua, favorecendo assim o crescimento e a inserção social de seus alunos.
Como o tempo de escola se passa na fase de crescimento e desenvolvimento social das crianças, é importante que a escola estimule esse processo através do convívio, aprendizagem e disciplina dos alunos para a realização de tarefas.
“Na escola, é o currículo que mais intensa e continuamente espacializa e temporaliza as ações humanas. E é no ambiente social da escola que aprendemos e internalizamos boa parte daquilo que pensamos ser o espaço e aquilo que somos capazes de fazer no espaço em que vivemos.”
Paulo Sérgio de Campos
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPaulo,
ResponderExcluirMe chamou atenção a seguinte parte de seu texto, "o professor tem o papel de mostrar a seus alunos que o conhecimento é formado por diferentes perspectivas de uma mesma e única realidade." A partir do momento que os professores assumem este papel o processo de ensino deixa de ser tão fragmentado, facilitando e estimulando a aprendizagem do aluno.
Sugestão:tente inserir a referência na citação e veja se a palavra "intensa" faz parte do contexto.
Abraços,
Supervisora de Educação básica e Profissional