CURSO: CAPACITAÇÃO, CURRÍCULO: CONHECIMENTO E CULTURA
RESENHA CRÍTICA
Por um longo período, e que perdura até os tempos atuais, o fracasso das unidades escolares estão atribuídos às dificuldades representadas nas diferenças sociais, principalmente de cunho monetário, onde o conhecimento era e, em sua maioria, ainda é alienado ao que a escola propõe, com um discurso de que as comunidades menos favorecidas não têm garantia de aprendizado, em sua totalidade, dos conteúdos propostos pela Instituição de Ensino.
A prática educacional, tendo seus moldes alicerçados na cultura européia, suprime, a poucos, o conhecimento, por ser de forma catedrática, onde o educador impõe o que deve ser ensinado, esquecendo da regionalidade e da realidade em que vive o educando.
Em verdade, a universalidade de conhecimento deve fazer parte do ensino, não sendo excluídos os fatores locais, culturais e por que não dizer, existenciais do aluno.
Cabe ao educador, desde seus alicerces, buscar o conhecimento e entendimento da realidade do educando, podendo assim, saber o que realmente ensinar (compartilhar), de forma a ter uma abrangência interdisciplinar, tornando o conhecimento acessível a todos os membros de classe.
O ensino, de forma seriada, talvez não seja a mais adequada para os dias de hoje (já pensando no amanhã). Há uma perda de tempo enorme com os sistemas utilizados, acarretando em conhecimento mínguo aos alunos. Poderiam ser utilizados os modelos de ciclo ou escola integral, onde as crianças/adolescentes teriam uma participação temporal maior na escola, culminando em conhecimento mais amplo.
Cabe aos promotores de educação, a discussão do currículo que melhor represente sua unidade escolar, sendo observadas a realidade e o poder aquisitivo, de forma regionalizada, para que os alunos (educandos) tenham, de forma totalizada, o mesmo nível de conhecimento, atendendo assim, seus anseios de perspectiva social, trabalhista, de direitos e deveres.
Transformar a escola em que atuam é uma busca que deve ser feita por todos os educadores, acreditando que isto possa enriquecer o conhecimento e crescimento dos alunos e a própria inserção social dos mesmos.
“QUEM ESTÁ NO INTERIOR DA ESCOLA SABE MUITO BEM QUE HÁ CAMINHOS PARA INVENTAR A ESCOLA DO ENSINAR E APRENDER, NA QUAL OS TEMPOS E ESPAÇOS ESTARÃO A SERVIÇO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ALTERNATIVAS CRIADAS, PARA UM MELHOR TRABALHO, PELO COLETIVO DE SEUS PROFISSIONAIS”.
Professor Élcio Carlos Guchert
Élcio,
ResponderExcluirMuito boas sua reflexão! Quero destacar aqui o terceiro parágrafo, quando você comenta sobre o papel do professor que é ensinar a todos, independente da classe social, cultural e/ou econômica.Para que possamos realizar essa tarefa com êxito temos que repensar o currículo que está posto. Currículo no sentido amplo (organização do tempo e espaço escolar, metodologias, conteúdos...). Você nessa resenha demonstra que está no caminho certo.
Sugestão: se possível inserir abaixo da citação a referência.
Parabéns!
Abraços,
Supervisora de Educação Básica e Profissional