quarta-feira, 21 de julho de 2010

CURRÍCULO: CONHECIMENTO E CULTURA

CAPACITAÇÃO


CURRÍCULO: CONHECIMENTO E CULTURA

No currículo é fundamental que se trabalhe com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo, para que os estudantes sejam capazes de lidar com a diferença, valorizando e respeitando a cultura do outro. Cabe ao professor refletir sobre o que se ensina e o que se aprende. Atualmente não devemos pensar na escola como espaço que se ensina, mas sim como meio que se aprende. O processo educativo e a perda da totalidade da ignorância para, através da análise possibilitar o conhecimento e recuperar a totalidade, mas com sabedoria.

O currículo exige planejamento, organização e deve estar articulado com a realidade e o contexto do aluno. A escola deve transmitir conhecimentos e através das relações sociais o aluno deverá construir o conhecimento. A interdisciplinaridade é a consciência da necessidade de um inter- relacionamento explícito e direto entre todas as disciplinas. Para trabalhar a interdisciplinaridade é necessário que os professores se unam para trabalhar em formas de projetos e com os temas transversais, onde todas as disciplinas tema. O que precisamos buscar são formas de dialogo na diferença, na multiplicidade sem a intenção de reduzir os diferentes ao mesmo, ao único.

Chamamos de currículo todo conjunto de regras e procedimentos que colocam em funcionamento, na educação escolar, as atividades de ensinar e aprender. O currículo ensina a articular o espaço com o tempo. É no ambiente social da escola que aprendemos interagirmos boa parte daquilo que pensamos ser, e o que somos capazes de fazer no meio em que vivemos.

 Mirele Aparecida Filippus Leal
Coordenadora do EJA - Leoberto Leal

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