CURRÍCULO: CONHECIMENTO E CULTURA
Atualmente há muitas discussões referentes aos currículos escolares, o qual deve ser construído de acordo com a realidade de cada escola, de cada turma. O professor deve valorizar a cultura e os conhecimentos prévios de seus alunos e fazer com que seus conteúdos se aproximem ao máximo da realidade de cada um, respeitando o nível de desenvolvimento e interesses das crianças e adolescentes, envolvendo questões da vida cotidiana.
A educação nos dias de hoje faz uma fragmentação dos currículos, isso se da por vários fatores e também pela falta de diálogo. Cada professor planeja e ministra sua aula e na cabeça do aluno cada disciplina fica em uma “gaveta” diferente, ou seja: não há relação entre elas.
É preciso que haja interdisciplinaridade, consciência da necessidade de um inter-relacionamento explicito e direto entre as disciplinas. É necessário também a participação dos pais na vida escolar de seus filhos.
A chave para estes problemas seria o planejamento coletivo, buscando soluções para o sucesso da aprendizagem. Reorganizando currículos tempos e espaços, formando uma rede dividindo nossos saberes e aumentando os conhecimentos de nossos alunos, onde a escola não seja apenas um lugar de se obter conhecimento, e sim um espaço atrativo e agradável para todos.
Professora: Franciele Sezerino
Nenhum comentário:
Postar um comentário