quarta-feira, 21 de julho de 2010

CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

A missão da escola é educar respeitando a diversidade cultural, regional e local em que cada aluno está inserido.O currículo escolar, portanto, deve expressar essa diversidade cultural existente em nossa sociedade, valorizando-a e não esquecendo de selecionar os conteúdos que são adequados ao nível de desenvolvimento e aos interesses dos alunos com os quais trabalhamos.
A escola é um espaço social, coletivo que precisa ser resignificada, o foco da escola deve estar centrado muito mais no que se aprende do que no que se ensina, por isso a importância de ter um bom planejamento e de se trabalhar a interdisciplinaridade. A escola não existe separada da sociedade, em certos momentos depara-se com a mesma incapacidade de dar soluções aos problemas que a sociedade enfrenta.
Concordo com a afirmação de Fernando Hernández quando diz que“a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta dos alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.” Sabemos no entanto que cada disciplina tem a sua importância, a sua especificidade, mas as escolas ainda resistem em trabalhar a interdisciplinaridade, o que falta realmente é o diálogo entre os professores e o tempo necessário para o planejamento em conjunto.
Kellin Karina Kreusch Knaul

Nenhum comentário:

Postar um comentário