O Currículo Escolar é um elemento importante para o planejamento do professor, pois pode organizar os conteúdos e as atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo, levando em consideração a cultura local o conhecimento do senso comum, trazido pelas crianças quando chegam à escola, servindo de base para atingir o conhecimento formal ou crítico, tornando os conteúdos a serem trabalhados mais atraentes para os alunos e também adequados a realidade deles. Sendo que, cada instituição pode e deve construir o seu currículo, podendo usar os livros didáticos no auxilio desta construção. Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são: o seriado, que sua forma de organização curricular é exclusivamente temporal, pois fica estabelecido que determinados conteúdos devam ser aprendidos, indistintamente, por todos os alunos num certo tempo e o ciclado, também é dividido em tempos que costumam variar entre dois e três anos de duração, mas considera as variações evolutivas dos alunos, procurando compreender e atender cada um em suas diferenças. Sendo, em forma de ciclos ou de série a escola através do currículo, deve apresentar ao aluno, com os instrumentos de cada disciplina, as possibilidades de leitura das dimensões do todo, integrando-as interdisciplinarmente, para que o aluno relacione os conhecimentos adquiridos e tenha uma visão ampla da realidade. A escola deve debater e decidir coletivamente suas intenções curriculares para que possa realizar um trabalho interdisciplinar que pode ser através de projetos discutidos em reuniões pedagógicas e conselhos de classe, explorando os temas transversais como ética e cidadania, trabalho e consumo, desigualdades sociais, educação sexual, educação para a saúde, educação ambiental, informática e tecnologias, levando-se em consideração a cultura local dos alunos. O tempo e espaço escolar refletem também na forma de gestão da escola e planejamento dos professores na elaboração de um currículo que leve em consideração diversas questões como a cultura dos alunos, as divisões por série ou ciclos, se a escola é integral, classes de apoio, de recursos, recuperação paralela, de aceleração (exemplo que já foi testado pela nossa escola foi as chamadas classes de aceleração, que tinham o objetivo de adequavam o tempo escolar dos alunos que estavam em defasagem idade/série), a distribuição do horário das aulas dentro da semana, o espaço escolar, o PPP são fatores que devem ser discutidos pelo coletivo da escola a fim de a instituição criar sua identidade própria, melhorando a qualidade do processo ensino/aprendizagem.
ELIVANDE HOFFMANN
Elivande,
ResponderExcluirMuito pertinente suas colocações. Discutir, pensar e repensar o currículo certamente favorecerá a construção de uma escola mais autonoma, com identidade própria e como você disse "melhorando a qualidade do processo ensino/aprendizagem".
Parabéns pela sua dedicação!
Abraços,
Supervisora de Educação Básica e Profissional