quarta-feira, 21 de julho de 2010

Currículo - Conhecimento e cultura

Muito se discute, mas nenhum de nós tem as respostas porque na verdade ela está sendo construída. É fundamental considerar as diferenças e as desigualdades; dar prioridade aos fatores sociais e culturais se queremos uma proposta curricular mais próxima da realidade. Esses são os principais fatores responsáveis pela valorização de si, pela conquista da autonomia, do diálogo, da parceria, da solidariedade coletiva. Dimensionar a prática mediante uma perspectiva interdisciplinar e transversal, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. E isso só é possível através da responsabilidade, do compromisso e da conscientização.

Para isso a escola deve estar comprometida com a promoção do desenvolvimento humano e com o atendimento das necessidades da sociedade, tendo uma visão global e uma ação local.

O currículo deve ser laico à medida que compreenda a todos, além de ser espaço de pesquisa e contínua análise, que vai sendo modificado para obter melhores resultados e que tem por finalidade passar e adquiri novos conhecimentos.

Terezinha Schulz Scheidt



Um comentário:

  1. Terezinha,
    Gostei de suas reflexões sobre currículo, em especial quando você menciona como fatores essenciais o compromisso, a responsabilidade e a conscientização dos agentes envolvidos no processo.
    Parabéns e um grande abraço,
    Maria Etelvina Zen Sant Ana
    Supervisora de Educação Básica e profissional

    ResponderExcluir