quarta-feira, 21 de julho de 2010

CURRICULO: CONHECIMENTO E CULTURA.

O aprendizado de uma criança se dá através dos conteúdos curriculares bem elaborados. Mas ocorre uma divergência em torno dessa seleção dos conteúdos curriculares, colocando como fracasso escolar ( durante muito tempo), as dificuldades que as crianças das camadas populares tinham de aprender o que a escola ensinava, isso levando em consideração os anos 60 e 70, onde havia essa atribuição das camadas populares e que a ideologia das classes da elite dominava os currículos, e de certa forma preconceituosa.

Na atualidade os pontos de vista são diferentes sobre o que deve ser ensinado na escola, e diante disso, vem a questão: será que a criança não aprende o que estamos lhe ensinando, ou o estamos ensinando as coisas erradas?

De acordo com a perspectiva, o conhecimento que beneficia as camadas populares é um elemento indispensável para a participação efetiva na vida em sociedade. O currículo escolar deve expressar a diversidade cultural existente em nossa sociedade, organizando-se com bases nas múltiplas experiências presentes nas diferentes culturas, não importando se Lea é universalista ou não universalista. Cabe ao professor refletir o que esta ensinando e suas atribuições para que os alunos adquiram diferentes formas de raciocínio. Sendo assim a seleção do conteúdo curricular devem-se incluir algumas idéias como: - conteúdos relevantes socialmente. - envolvimento do cotidiano do aluno. – desenvolver o questionamento.

Acostumamo-nos com a realidade e pensamos que seja natural, e poucas vezes nos perguntamos qual a razão disto, mas o currículo escolar este diretamente relacionado ao planejamento, ao saber planejar. Aqui nasce a interdisciplinaridade, que vem sendo organizadora do currículo, mas fomos formados e treinados a fragmentação, e é muito difícil ao professor e a burocracia da escola se adequar ao novo. Por isso a interdisciplinaridade é a tentativa de superação de um processo histórico de abstração do conhecimento que culmina com total desarticulação do saber que nossos estudantes e professores, tem o desprazer de experimentar.

Assim temos duas opções: A PEDAGOGIA DE PROJETOS E OS TEMAS TRANSVERSAIS.

O desenvolvimento humano ocorre num longo e continuo processo de aprendizagens e relações sociais, ao longo do qual nos inserimos na cultura comum.

A aprendizagem esta diretamente ligada ao currículo, espaço e tempo. Sendo que o conceito de tempo se associa estreitamente com a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas que constitui o currículo. Historicamente, espaços e tempos escolares organizam-se para a ordem e para o máximo rendimento, para relações que classificam, separam e afastam saberes e também pessoas, emoções, necessidades particulares, aqui observa-se que a organização do currículo reforça a aprendizagem de saberes que se esgotam nos recortes do tempo.

Temos o tempo como um grande organizador das atividades, pois ambiente educativo é o que acolhe, abre perspectivas, possibilita escolhas, oferece parâmetros para a crítica social influindo na formação de indivíduos participantes e criativos.


PROFESSORA: JOICE SABINA MAY

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