CAPACITAÇÃO, CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA
Para construir um currículo precisamos socializar os conhecimentos, trabalhar com a realidade do aluno, saber seus critérios, interesses e conhecimentos, respeitando sua cultura e a classe a qual pertence.
Cabe a nós, professores, refletir o que se ensina e o que se aprende, comprometidos com a educação de nossos alunos não podemos deixar de nos interrogar sobre a importância e a relevância daquilo que estamos ensinando.
É fundamental que o currículo trabalhe com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais diferentes grupos sociais e culturais.
Determinadas disciplinas são ferramentas instrumentais que auxiliam na compreensão dos conhecimentos, enquanto outras compõem a cosmologia contemporânea e outras ainda procuram explicitar a vivencia e a apreensão histórica do espaço humano.
O processo educativo implica a perda da totalidade da ignorância para através da análise, possibilitar o conhecimento e recuperar a totalidade como sabedoria.
A interdisciplinaridade é a consciência da necessidade de um inter-relacionamento explicito e direto entre todas as disciplinas.
O que precisamos buscar são formas de diálogo na diferença, diálogo na multiplicidade, sem a intenção de reduzir os diferentes ao mesmo, ao uno.
Quando os educadores buscam transformar a escola em que atuam, é porque acreditam que seu trabalho pode favorecer o crescimento dos alunos e os rumos da sua inserção social.
Quem está no interior da escola sabe muito bem que há caminhos pra inventar e escola do ensinar e aprender, na qual os tempos e os espaços estarão a serviço da implementação de alternativas criadas, para o melhor trabalho, pelo coletivo de seus profissionais.
É no ambiente social da escola, então, que aprendemos e internalizamos boa parte daquilo que pensamos ser, o espaço e aquilo que somos capazes de fazer no espaço em que vivemos.
Professora: ANA PAULA EGER
Nenhum comentário:
Postar um comentário