quarta-feira, 21 de julho de 2010

CAPACITAÇÃO, CURRÍCULO: CONHECIMENTO E CULTURA

Durante muitos anos se pensava na escola como uma transmissora de conhecimento onde o que se falava não era questionado, o professor era o único que possuía o saber.
Com o passar do tempo a escola passou a se preocupar em rever o conteúdo do currículo, pois o que se estava ensinando não era mais de interesse de todos.

Uma questão que está sendo muito discutida é a interdisciplinaridade que é a consciência da necessidade de se trabalhar em conjunto, cada professor na sua disciplina interage com as outras, trabalhando um mesmo conteúdo de formas diferentes.

Quando elaboramos um currículo devemos sempre ter a preocupação com o tempo e o espaço, deixando em aberto alguns conteúdos que possam se trabalhados durante o ano de forma diferente, mais lúdica talvez, aceitando sempre a opinião do aluno que nos ensina muito.

Quanto ao espaço escolar ele sempre foi pré estabelecido, para alunos e professores o que mantém uma organização que os alunos levam para a vida. Já o tempo devemos observar o progresso de cada um, respeitando as limitações e as dificuldades dos educados.

Enfim o currículo esta ligado a tudo que se refere em ensinar e aprender, promovendo a articulação entre tempo e espaço, com o objetivo de ordenar e organizar o que e como ensinar nas escolas.

CURSISTA: JANIRA HOFFMANN

Um comentário:

  1. Janira,

    Muito bem colocada suas palavras, em especial no último parágrafo quando você menciona "o que e como ensinar". De fato está é uma reflexão necessária e urgente. Agora com a implantação do Ensino fundamental de 09 anos as refelxões sobre currículo ficaram mais evidentes. Bom que vocês aproveitaram parte do período de recesso para (re)pensar o currículo. Deem continuidade as leituras e estudos sobre currículo, isso irá ajudá-los muito no desafio do dia a dia em sala de aula.
    Um grande abraço,
    Supervisora de Educação Básica e Profissional

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