quarta-feira, 21 de julho de 2010

Currículo, Conhecimento e Cultura


CAPACITAÇÃO, CURRÍCULO: CONHECIMENTO E CULTURA


Nos dias atuais o espaço escolar é a forma mais importante de perceber o insucesso que ocorre na vida de muitos de nossos alunos. Sendo que, isso acontece devido a problemas provenientes de lares menos favorecidos economicamente e socialmente. Cabe a nós professores buscarmos soluções para ajudar nossos alunos a superarem esses insucessos, dialogando, valorizando a cultura de cada aluno, de tal modo que possam reconhecer e valorizar e respeitar as diferentes culturas.
Diante dessas situações, devemos elaborar o currículo escolar, com conteúdos que vão de encontro com os interesses dos alunos, como envolver questões da vida cotidiana, incluir as artes, a cultura corporal, permitindo com que os alunos desenvolvam sua capacidade de argumentação, de questionamento, diante dos conteúdos estudados.
Desta forma trabalhar a interdisciplinaridade é fundamental, para que os alunos despertam o gosto pelos conteúdos estudados, e tornem-se pessoas críticas capazes de lutar por um mundo mais justo e igualitário.
A criança ao iniciar seu percurso escolar, aprende muito sobre o tempo, o conceito de tempo e modos de desenvolver e organizar seu tempo. Para tudo é necessário o tempo certo para o aprendizado da criança. Aos poucos ela vai adquirindo seus conhecimentos, isso através da ajuda dos professores, ou até mesmo ajudando o professor a construir sua própria aula, trazendo notícias do cotidiano para a sala de aula. 

PROFESSOR: MATEUS ELIAS GUCHERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário