terça-feira, 8 de junho de 2010

Reflexão sobre a Evolução Tecnológica - Vídeo dos Sonhos aos Ares de Santos Dumont


De acordo com a história abordada no vídeo, a tecnologia sempre esteve presente no mundo moderno, embora tenha sido inovada no decorrer do tempo, mais mesmo assim teve sua importância a cada momento a qual fez parte. A cada dia que passa a tecnologia vem adquirindo maior importância na vida das pessoas. Os eletroeletrônicos, o carro, o avião, o computador, a internet, entre outros produtos, chegaram para facilitar as tarefas diárias, diminuindo seu tempo de execução e encurtando distâncias. Porém não resta dúvida que a internet foi à evolução tecnológica que veio para dar respaldo às necessidades do desenvolvimento do mundo globalizado.

A utilização da informática já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação na sociedade vêm aumentando de forma muito rápida. As escolas precisam se adaptar frente a essa “nova tecnologia” e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leve o educando a se sentir como um ser globalizado, capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional.

É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos usar a tecnologia para nos perfeiçoar, aumentando nosso conhecimento e nos transformando, pois desta forma podemos atingir nossos alunos no fazer pedagógico, de
uma maneira que o aprendizado deles venha a contribuir para uma sociedade melhor.

A sociedade como um todo é um espaço privilegiado de aprendizagem. Mas ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem. Ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca antes. Há informações demais, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. As tecnologias começam a estar um pouco mais ao alcance do estudante e do professor. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprende, juntos ou separados.

Santos Dumont não desistia de seus sonhos como todo brasileiro, motivado por seus objetivos, ele não sabia que estava dando um grande passo para a humanidade.
Assim, vejo que nós professores somos um pouco de Santos Dumont, quando sonhamos com uma Educação de qualidade para todos.

Um comentário:

  1. Olá,

    Faz pouco tempo que tenho acessado a blogs e feito comentários a conteúdos publicados nos mesmos. Não consegui identificar o autor de texto acima, que por sinal muito bem elaborado. Gostaria também de saber como posso ter acesso ao vídeo citado no início do texto.
    Abraços,
    Maria Etelvina - Supervisora de Ed. Básica e Profissional

    ResponderExcluir