quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Escola de Leoberto Leal faz resgate histórico da instituição


Os dados coletados renderam um livro que deve ser lançado no dia 30 de novembro. A obra conta a história da escola que surgiu antes mesmo da emancipação do município

A Escola de Educação Básica Bertino Silva tem 82 anos. A iniciativa de resgatar fatos destas mais de oito décadas é do professor de história, Arisnaldo da Cunha: “Partimos de um material da Secretaria da Escola, temos um acervo bastante considerável de fotos, documentos, arquivo morto. Buscamos através dos alunos entrevistas com ex-professores e ex-diretores.”

Jairo Eger foi professor durante 23 anos na escola Bertino Silva, contribuiu diretamente no conteúdo do livro. Ele ama tanto a escola que continua o trabalho, como voluntário: “A amizade que fiz com os alunos é tanta que tem alunos que me esperam no portão.”  

Ele conta que tem dois casamentos na vida com a esposa e com a escola: “Esse ‘com as escola’ é mais forte”, afirma Eger.

O material que compõe o livro sobre a Escola Bertino Silva já foi encaminhado para as gráficas para o orçamento. O professor e autor da obra, estima que serão gastos quase R$ 6 mil no trabalho completo. A instituição conta com parceiros para a realização deste projeto, que segundo o professor Arisnaldo vai servir a toda a comunidade.

“É uma linguagem bem simples, objetiva, com objetivo de levar ao leitor as informações”, afirma o professor.

A diretora da escola está feliz com a confecção do livro e satisfeita por fazer parte dessa história. São quase dois anos de trabalhos à frente instituição: “Tenho muito orgulho de falar que hoje estou à frente da direção da escola. Fui aluna dessa escola desde a 1ª série, meus pais foram professores aqui, minha mãe foi secretária dessa escola. Eu já nasci vendo todo esse trabalho”, afirma Kellin Karina Kreusch Knaul.


Um comentário:

  1. Boa Tarde Senhores (as).
    Sou o Neri.
    Moro em Lages.
    Como toda a vida, de criança, adolescência e adulto, dos meus Pais se deram na cidade de Leoberto Leal, pergunto da possibilidade de aquisição do Livro do Colégio?
    Fico no aguardo de uma resposta.
    Att.,
    Neri - Lages SC
    49 - 9992-5272
    hsx@zipmail.com.br

    ResponderExcluir