I – JUSTIFICATIVA:
· Os livros, o giz e a saliva não prendem mais a atenção. Já não temos mais uma turma calada ouvindo o professor falando;
· A Escola deixa de ser a única fonte e repassadora de conhecimentos, dividindo espaço com a internet, o celular, a TV, deixando assim de ser atraente para as crianças e adolescentes que são continuamente estimulados e bombardeados através de imagens, vídeos e textos sem teor propriamente educativos;
· A partir desta constatação a Escola precisa ser repensada através da mudança de seu currículo, articulando o conhecimento científico sistematicamente acumulado com as novas tecnologias de comunicação;
· A partir das entrevistas realizadas observamos que 65% dos alunos do ensino fundamental e médio da Escola Bertino Silva ainda não têm acesso a internet em casa, justificando a dificuldade e a falta de habilidade destes alunos de utilizar o computador e a internet no laboratório de informática,
II- OBJETIVO GERAL:
Utilizar os blogs na Escola como ferramenta pedagógica nas turmas de ensino fundamental, séries iniciais e médio, de forma multidisciplinar, como aprendizagem interativa de modo a proporcionar uma educação de qualidade e formar cidadãos críticos frente aos desafios do século XXI.
III – OBJETIVOS GERAIS:
1. Proporcionar aos alunos novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia, etc.) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas;
2. Incentivar os alunos a pesquisarem no laboratório de informática, criar slides, baixarem vídeos, digitarem textos, apresentarem trabalhos em Power point;
3. Incentivar o professor a usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar;
4. Despertar o respeito, a valorização dos trabalhos de cada aluno, com o acompanhamento dos pais, participando na sua aprendizagem e de tudo o que está sendo feito em sala de aula;
5. Estimular a construção de conhecimentos, raciocínio crítico e rápido, tornando o usuário autor e não apenas receptor;
6. Colaborar no processo ensino-aprendizagem, tornando uma forma mais dinâmica de aprender, saindo da rotina da sala de aula;
7. Despertar o interesse e a curiosidade de estudar e aprender;
8. Proporcionar uma inclusão digital para 65% dos alunos que não têm acesso a um computador com internet;
IV – METODOLOGIA:
· Professores juntamente com o monitor da Sala de Tecnologia Educacional organizaram um Blog para cada turma, do ensino fundamental e para todo o ensino médio;
· O professor posta atividades sobre temas relacionados a sua disciplina e os alunos escrevem os seus comentários, sendo avaliados posteriormente pelo professor;
· Os comentários são escritos numa aula agendada na sala de tecnologia ou em casa, quem tiver acesso a internet;
· O professor conta com a ajuda de uma equipe de blogueiros de cada turma, que atualizam o blog com notícias, fotos, vídeos, músicas, textos, atividades desenvolvidas em sala;
· O professor procura comentar em sala de aula sobre as respostas dos alunos postadas no blog;
· O blog é mais uma ferramenta pedagógica, utilizada de forma interdiciplinar;
· As atividades e os comentários são postados mensalmente durante todo o ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário