quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PROJETO BLOGS NA ESCOLA

I – JUSTIFICATIVA:
·         Os livros, o giz e a saliva não prendem mais a atenção. Já não temos mais uma turma calada ouvindo o professor falando;
·         A Escola deixa de ser a única fonte e repassadora de conhecimentos, dividindo espaço com a internet, o celular, a TV, deixando assim de ser atraente para as crianças e adolescentes que são continuamente estimulados e bombardeados através de imagens, vídeos e textos sem teor propriamente educativos;
·         A partir desta constatação a Escola precisa ser repensada através da mudança de seu currículo, articulando o conhecimento científico sistematicamente acumulado com as novas tecnologias de comunicação;
·         A partir das entrevistas realizadas observamos que 65% dos alunos do ensino fundamental e médio da Escola Bertino Silva ainda não têm acesso a internet em casa, justificando a dificuldade e a falta de habilidade destes alunos de utilizar o computador e a internet no laboratório de informática,

II- OBJETIVO GERAL:
 Utilizar os blogs na Escola como ferramenta pedagógica nas turmas de ensino fundamental, séries iniciais e médio, de forma multidisciplinar, como aprendizagem interativa de modo a proporcionar uma educação de qualidade e formar cidadãos críticos frente aos desafios do século XXI.

III – OBJETIVOS GERAIS:
1.      Proporcionar aos alunos novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia, etc.) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas;
2.      Incentivar os alunos a pesquisarem no laboratório de informática, criar slides, baixarem vídeos, digitarem textos, apresentarem trabalhos em Power point;
3.      Incentivar o professor a usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar;
4.      Despertar o respeito, a valorização dos trabalhos de cada aluno, com o acompanhamento dos pais, participando na sua aprendizagem e de tudo o que está sendo feito em sala de aula;
5.      Estimular a construção de conhecimentos, raciocínio crítico e rápido, tornando o usuário autor e não apenas receptor;
6.      Colaborar no processo ensino-aprendizagem, tornando uma forma mais dinâmica de aprender, saindo da rotina da sala de aula;
7.      Despertar o interesse e a curiosidade de estudar e aprender;
8.      Proporcionar uma inclusão digital para 65% dos alunos que não têm acesso a um computador com internet;

IV – METODOLOGIA:
·         Professores juntamente com o monitor da Sala de Tecnologia Educacional organizaram um Blog para cada turma, do ensino fundamental e para todo o ensino médio;
·         O professor posta atividades sobre temas relacionados a sua disciplina e os alunos escrevem os seus comentários, sendo avaliados posteriormente pelo professor;
·         Os comentários são escritos numa aula agendada na sala de tecnologia ou em casa, quem tiver acesso a internet;
·          O professor conta com a ajuda de uma equipe de blogueiros  de cada turma, que atualizam o blog com notícias, fotos, vídeos, músicas, textos, atividades desenvolvidas em sala;
·         O professor procura comentar em sala de aula sobre as respostas dos alunos postadas no blog;
·         O blog é mais uma ferramenta pedagógica, utilizada de forma interdiciplinar;
·         As atividades e os comentários são postados mensalmente durante todo o ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário