terça-feira, 30 de abril de 2013

Alunos realizam atividades nos Blogues das turmas






Para os alunos do 6º ano até o terceirão do ensino médio é sempre uma alegria ir para o laboratório de informática resolver atividades e interagir no blogue de sua turma. Cada mês as aulas são agendadas pelo professor de informática, Helvis de Souza e avaliadas pelo professor de História Arisnaldo A. da Cunha. É o 3º ano que o projeto é desenvolvido na Escola e percebe-se um avanço na aprendizagem para todos os envolvidos. Cada turma tem o seu blogue, onde são postados atividades relacionados aos temas estudados em sala de aula. São postados charges, enquetes, notícias da atualidade, gráficos,fotos, vídeos, textos, atividades realizadas pelos alunos em sala e resultado de pesquisas. Os alunos respondem e comentam sobre o que é postado pelo professor e pelos colegas. Para o Prof. Arisnaldo este trabalho desenvolve várias habilidades como: escrever correto gramaticalmente, o raciocínio lógico, a reflexão, a contextualização do tema estudado, a criatividade e a inclusão digital. É uma forma de avaliar se de fato aconteceu a aprendizagem. Os comentários são lidos, realizado feedback e atribuído uma nota. O livro didático não é inteiramente "abandonado", mas trabalhado conjuntamente com o blogue que é compartilhado via facebook para que aumente o número de visitantes. Vivemos a era da  interatividade, precisamos utilizá-la na aprendizagem significativa dos alunos.





quarta-feira, 24 de abril de 2013

Alunos da E.E.B. Bertino Silva participam de Projeto de Leitura LER É BOM, EXPERIMENTE!


       Os alunos do 6 e 7º ano II estão participando do Projeto de Leitura  LER É BOM, EXPERIMENTE! O projeto tem como ênfase a leitura da obra Acontece, do escritor Laé de Souza. Dentre as atividades realizadas nas aulas de Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Elaine Flávia Marian, destacam-se: leituras comentadas das crônicas, a escolha de um personagem, a ilustração e descrição do mesmo, varal literário, produção de acrósticos, carta enigmática e escrita de uma nova história a partir de um personagem da obra.
      O projeto com duração média de dois meses está em sua fase final, onde os alunos estão produzindo seus textos que serão selecionados e enviados para a sede do projeto em São Paulo e, caso seja selecionado, o aluno terá seu texto publicado no livro "As 50 melhores crônicas" entre as escolas brasileiras.
      Na realização do projeto foi dada ênfase a inclusão onde a aluna Karolayne Dias Coelho, com o auxílio da 2ª professora de turma Sílvia Paul Franz e da colega de sala Júlia Felippus, também pôde participar da contação de uma das crônicas.