quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Arte une comunidade e alunos em Leoberto Leal


Alunos da Escola Bertino Silva de Leoberto Leal (SC) saíram da sala de aula para mostrar o talento que têm

No palco crianças e jovens mostraram o resultado de muito ensaio. É a primeira edição do festival de talentos. O objetivo principal é unir a comunidade com os alunos. Foram apresentadas músicas, teatro, poesias e até dublagens. O festival envolveu todas as séries da Escola Bertino Silva, onde estudam hoje 400 alunos. 
“O objetivo principal é mostrar os talentos da escola, mostrar isso para a comunidade, pais e professores”, disse a assessora da direção Neide M. P. Kreusch.
E como o objetivo era integrar as pessoas, além dos alunos, vários pais foram acompanhar as apresentações. Joice da Silva além de mãe também é professora, e acha importante esse tipo de evento: “Essa é a valorização que o colégio, os professores e a direção, estão dando para descobrir os talentos das crianças”.
Quando o assunto era a apresentação de músicas, todos os estilos foram representados: do sertanejo até aquelas músicas mais antigas. Para os estudantes essa foi uma forma da sair de sala de aula e aprender coisas diferentes.
“Esse é um projeto bom que os professores criaram para os alunos interagirem e mostrarem do que são capazes”, afirma a estudante Mateus P. Rogrigues.
“Eu gostei porque saímos um pouco da rotina da sala de aula e participamos de atividades diversificadas”, diz o estudante Rodrigo W. Plebani.
Essa foi a primeira edição do festival de talentos, mas a expectativa é que ele continue no ano que vem.

Escola de Leoberto Leal faz resgate histórico da instituição


Os dados coletados renderam um livro que deve ser lançado no dia 30 de novembro. A obra conta a história da escola que surgiu antes mesmo da emancipação do município

A Escola de Educação Básica Bertino Silva tem 82 anos. A iniciativa de resgatar fatos destas mais de oito décadas é do professor de história, Arisnaldo da Cunha: “Partimos de um material da Secretaria da Escola, temos um acervo bastante considerável de fotos, documentos, arquivo morto. Buscamos através dos alunos entrevistas com ex-professores e ex-diretores.”

Jairo Eger foi professor durante 23 anos na escola Bertino Silva, contribuiu diretamente no conteúdo do livro. Ele ama tanto a escola que continua o trabalho, como voluntário: “A amizade que fiz com os alunos é tanta que tem alunos que me esperam no portão.”  

Ele conta que tem dois casamentos na vida com a esposa e com a escola: “Esse ‘com as escola’ é mais forte”, afirma Eger.

O material que compõe o livro sobre a Escola Bertino Silva já foi encaminhado para as gráficas para o orçamento. O professor e autor da obra, estima que serão gastos quase R$ 6 mil no trabalho completo. A instituição conta com parceiros para a realização deste projeto, que segundo o professor Arisnaldo vai servir a toda a comunidade.

“É uma linguagem bem simples, objetiva, com objetivo de levar ao leitor as informações”, afirma o professor.

A diretora da escola está feliz com a confecção do livro e satisfeita por fazer parte dessa história. São quase dois anos de trabalhos à frente instituição: “Tenho muito orgulho de falar que hoje estou à frente da direção da escola. Fui aluna dessa escola desde a 1ª série, meus pais foram professores aqui, minha mãe foi secretária dessa escola. Eu já nasci vendo todo esse trabalho”, afirma Kellin Karina Kreusch Knaul.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

FORMANDOS 2012 PARTICIPAM DO RAIO X UNIDAVI


No dia 09 de outubro alunos do terceirão vespertino e noturno visitaram a Unidavi de Rio do Sul no Programa Raio X, com o objetivo de conhecer os cursos e laboratórios daquela Universidade. Na mesma oportunidade  conheceram  também o SENAC e os cursos técnicos oferecidos.











segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ALUNOS APRESENTAM SEUS TALENTOS

No dia 05 de outubro a Escola promoveu o  1º Festival de Talentos com o objetivo de garimpar talentos entre os estudantes e desenvolver algumas habilidades desconhecidas. Cada turma de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio prepararam até duas apresentações como: dança, dublagem, canto e teatro nos períodos verpertino e noturno com a presença de pais. PARABÉNS A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO E CRIATIVIDADE.