quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Direção da Escola Bertino Silva Parabeniza a todos os Professores pela passagem do Dia 15 de Outubro - Dia do Professor


“Todos nós carregamos na vida alguma coisa – ou muita coisa – que recebemos de nossa professora ou professor.”
Os professores da Escola Bertino Silva foram homenageados com apresentações preparadas pela assessora de direção Kellin juntamente com os alunos. Assistimos a um slide com fotos dos professores com suas turmas e algumas mensagens preparadas pelos alunos  para seus professores regentes. Os alunos da 2ª e 3ª séries apresentaram uma dublagem intitulada A Professora. Foram apresentadas também declamação de poesias e músicas como o Parabéns Professor, acompanhadas de teclado e violão pelos alunos Alexandre e Geovani. Ao final as turmas entregaram uma lembrança aos professores regentes,  a Escola e a  APP também presentearam os professores.
As homenagens foram merecidamente dedicadas aos NOSSOS PROFESSORES, NOSSOS MESTRES que importam-se com os alunos, que fazem do cansaço uma aventura maravilhosa de ensinar e aprender, que apontam caminhos, mas deixam que “os alunos caminhem com seus próprios pés nos caminhos da Paz e na liberdade dos Sonhos.”
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. (Paulo Freire) 


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Leoberto Leal Conquista 3º lugar no X Festival de Dança Mário de Andrade

     No último dia 13 de outubro de 2010, aconteceu na Arena Multiuso, Parque Nacional da Cebola em Ituporanga a etapa regional do X Festival de Dança Mário de Andrade. O evento organizado pela 13ª SDR em parceria com o Grupo de Dança Passo Bello (com a VIII Bella Mostra de Dança) teve a participação de diversos grupos, entre as categorias infantil, escolar e apresentações especiais.
     Na categoria escolar, a Escola de Educação Básica Bertino Silva destacou-se com a conquista do 3º lugar, com a coreografia "Água", da Professora Renata Müller Schuhmacher.
     A Professora Renata parabeniza todos os grupos pela participação no evento; às alunas do Grupo de Dança Doce Balanço pelo empenho e dedicação; à Assessora de Direção Kellin Karina Kreusch Knaul pelo auxílio no trabalho realizado e à Prefeita Tatiane Dutra Alves da Cunha pela colaboração e reconhecimento.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ALUNOS REALIZAM CAMPANHA PELO VOTO LIMPO

Os alunos das turmas da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental matutino e vespertino e a turma do 2º ano de Ensino Médio Noturno realizaram neste 3º bimestre atividades em grupos sobre o tema Política, tais como: leitura de textos diversos do jornal Mundo Jovem, debates, resolução de questões, produção de textos e elaboração de frases para campanha pelo voto limpo e contra a corrupção, afixados no mural da Escola. É função da Escola orientar os estudantes a formarem uma consciência crítica e ética diante de temas importantes como a política e o racismo. Confira o resultado dos trabalhos nas fotos.






ALUNOS FAZEM CAMPANHA CONTRA RACISMO

Alunos das turmas de 5ª série realizaram neste terceiro bimestre o Projeto “A África está em nós”. Trabalharam em grupos as seguintes atividades: a pesquisa, a produção de textos, debates, apresentações aos demais alunos da sala, confecção de frases e cartazes para a campanha contra o racismo. Assistiram filme e documentário que retratam a cultura afro-brasileira, bem como o preconceito e racismo. Confira o resultado dos trabalhos nas fotos.





ALUNOS FILOSOFAM SOBRE TEMAS POLÊMICOS

Os alunos do Terceirão - 2010 pesquisaram e debateram sobre vários temas polêmicos da atualidade nas aulas de Filosofia e Sociologia, que serviram para enriquecer seus argumentos para escreverem redações, e se preparar para o ENEM. Apresentamos opiniões de alguns alunos.
Prof. Arisnaldo Adriano da Cunha

1.VOTO OBRIGATÓRIO OU FACULTATIVO?


Sou a favor da obrigatoriedade do voto, pois o mesmo ajuda a construir um país, para que eu possa exigir ou cobrar algo de um político eu devo exercer meu papel de cidadão, de eleitor. O voto é um fator de educação política do eleitor, ou seja, quando eu for votar estarei buscando alguém com responsabilidades para governar minha nação. O fato de ser obrigatório, não nos tira o direito de votar em branco ou nulo.
Ana Paula Cunha da Silva

Sou a favor do voto facultativo, pois vivermos num país democrático, temos também o direito de opinar por votar ou não. Com o coto facultativo votariam pessoas mais decididas e conscientes, e assim diminuiria a corrupção tanto do candidato quanto do eleitor, pois este só vende seu voto por não ter interesse na vergonhosa política, assim quem sabe melhoraria o governo do país. Acredito também que a escolha dos candidatos é muito errada, porque sempre vence a melhor propaganda e raramente o melhor candidato. Os votos brancos e nulos só ajudam os candidatos mais votados.
Thamyres Cunha

2. A LEGALIZAÇÃO DA PENA DE MORTE NO BRASIL


Sou contra, porque já foi comprovado que a pena de morte não tem efeito inibidor, sem falar que a nossa justiça não está preparada para condenar um cidadão a esta pena. Hoje existe programas aplicados em presídios para que o preso quando solto novamente seja recebido bem em meio a sociedade. A segurança do Brasil está muito fragilizada, por isso deve-se investir mais em bons policiais, em uma boa estrutura na segurança pública.
Maicon Tiago Henckel

Concordo com a legalização da pena de morte porque em países como os Estados Unidos ela diminuiu o índice de criminalidade, é eficaz na prevenção de futuros crimes e é apropriada como punição para assassinatos e estupros. O medo e o pavor de morrer faria com que os bandidos não agissem com tanta violência.
Carlos Eduardo Franzen

3. CASAMENTO HOMESSEXUAL


Devemos nos empenhar na eliminação de todas as formas de preconceito, sem discriminação, por opção sexual. Vamos nos empenhar na luta de direitos para que em nosso exercício profissional os casais homossexuais não sofram prejuízos e possam exercer sua cidadania.
Beatriz Clasen

Eu sou contra, pois tanto o casamento quanto a união estável devem ser entre um homem e uma mulher. A proposta já sofreu vários embargos ao longo dos anos e não avança, especialmente por causa da bancada religiosa.
Marina Knaul

4. A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO


Sou contra porque o aborto é um assassinato a um ser indefeso, pois tirar a vida de alguém que não pediu para existir não é solução, e sim um crime. A vida é dada por Deus e somente ele deve tirá-la. A falta de diálogo na família é a principal arma para uma gravidez indesejada. As jovens de hoje devem ter mais conhecimento e se cuidar melhor.
Juliane Cognaco

A não legalização do aborto faz com que algumas pessoas abortem em condições precárias, optando por clínicas clandestinas e correndo o risco de vida. Além disso, a sua legalização estaria estimulando ainda mais a sua prática e as mulheres deixariam de se prevenir, porque já saberiam que ao engravidar poderiam abortar. Nada justifica esse ato de retirar uma vida em formação do útero materno.
Stéfanni M.da Silva Franzen

5. A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL


Sou a favor, pois os adolescentes já têm compreendido o que é certo ou errado, sendo capaz de suportar as consequências de seus atos. Muitos jovens de 17 anos cometem crimes por saberem que futuramente terão sua ficha limpa. Se na idade em que um jovem já tem o dever de decidir sua profissão, de votar e ajudar a escolher o futuro do país, com certeza será capaz de decidir o seu próprio caminho.
André Felipe Knaul

A redução da maioridade deveria acontecer para que os adolescentes começassem a pagar por seus erros, e com isso não existiriam tanto roubo e violências em nossas cidades. Eles pensariam antes de cometer alguma ilegalidade.
Carlos Lopes

6. O SISTEMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES

O sistema de cotas nas Universidades serve para garantir espaço para negros e pardos nas Instituições de ensino superior. Sou contra porque discrimina. Somos todos iguais perante a lei independente de raça ou de cor. Os próprios se sentem ofendidos, pois estamos declarando que ainda há discriminação.
Filipe Marian

Sou contra, pois é uma forma de discriminação, mostrando que os negros são incapazes de passar em concursos.
José Lino

7. A DISTRIBUIÇÃO DE CAMISINHAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS


Sou contra, pois acho que a Escola deveria oferecer palestras explicando sobre o assunto alertando os jovens, mas a distribuição das camisinhas deve ser feito nos postos de saúde. Concordo com especialistas que alertam que a máquina de distribuir camisinhas podem estimular os adolescentes e jovens a prática do sexo.
Daniela de Jesus

Sou a favor, porque a implantação de máquinas de camisinha nas Escolas não é para prejudicar ninguém, e sim para que os jovens se conscientizem de que isso é para prevenção da gravidez indesejável e doenças. É muito importante a preparação da comunidade escolar através de palestras, para que expliquem os objetivos da presença da máquina.
Marciana Heinz

8.A LEI DA PALMADA EDUCATIVA


O Instituto Data Folha verificou que a maioria dos brasileiros é contra o projeto de lei que proíbe a famosa palmada como método educativo, 54% são contrários. Somente os pais que lidam com seus filhos no dia-a-dia é que têm que procurar a forma mais adequada de educar. As leis devem vir para fortalecer a boa convivência social e familiar, e não enfraquecer a autoridade dos responsáveis.
Daniela Cristina Marian
 Se for aprovada, a lei contra a palmada educativa trará sérios prejuízos morais à família. Os filhos se tornarão irresponsáveis e não terão mais o controle dos pais. O Estado não tem capacidade nem para resolver seus próprios e sérios problemas sociais, que dirá mandar na educação dada pela família...
Joziane Leal

 
ESCOLA LANÇA LIVRO

No dia 28 de setembro de 2010 realizou-se o lançamento do livro “As Aventuras na História”, na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de autoridades e pais, apresentado pelos alunos autores, com momento para autógrafos e dedicatória. Organizado pelo professor Arisnaldo Adriano da Cunha e com revisão das professoras Daize Maeve Hoffmann e Kellin K.Kreusch Knaul, o livro apresenta histórias criadas por alunos do Ensino Fundamental Final e Ensino Médio, e aborda temas como: o Império Romano e Cristianismo, a Escravidão Negra no Brasil, a sua Abolição, a chegada dos Imigrantes Alemães e Italianos, a Guerra do Paraguai, Presidentes do Brasil como: José Sarney e Fernando Collor, Globalização e a Internet. Apresenta também um pequeno histórico da Escola Bertino Silva

Segundo os alunos mergulhar na época em que ocorreram os fatos, dar vida aos personagens e viajar no tempo foi muito gratificante, divertido, desafiador e ao mesmo tempo interessante aprender sobre acontecimentos remotos que mudaram para sempre nossa história e que foram verdadeiros marcos para a humanidade.

A edição de 500 unidades do livro teve incentivo cultural da Prefeitura Municipal de Leoberto Leal, Direção e APP da Escola de Ed.Básica Bertino Silva, e serão vendidos pelo valor de R$10,00 (Dez Reais) pelas turmas das oitavas séries e terceirão.




ALUNOS UTILIZAM A TECNOLOGIA E O TEATRO NAS AULAS

Os alunos em seus trabalhos em equipes apresentaram seus temas de pesquisas aos demais, neste 3º bimestre de 2010, utilizando slides no Power Point, filmagens realizadas por máquina digital, músicas do celular para o teatro simulando uma abertura de jornal.

Segundo os alunos esses métodos nas aulas representam:

· Sai da rotina tornando a aula mais interessante;

· Chama mais atenção e consequentemente melhora o aprendizado;

· As imagens ajudam no entendimento do tema;

· Torna o estudo mais dinâmico e divertido;

· O ato de pesquisa e trabalhar em equipes colaboram para a compreensão do conteúdo.