quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Duas Coleções de Enciclopédia Barsa Universal

No mês de maio eu fui convocada para assumir como vereadora na Câmara Municipal por um período de um mês, substituindo o vereador Inácio Hack.

Uma de minhas solicitações para a Prefeita Tatiane foi a de ampliação do acervo bibliográfico da biblioteca Vereador Valdomiro João da Silva, a qual foi atendida e hoje podemos realizar pesquisa na Enciclopédia Barsa Universal, sendo composta por 18 volumes e mais um DVD Enciclopédia Barsa Multimídia que contém todas as informações dos livros, mas com a capacidade de se atualizar constantemente através da internet. Este material é referente ao currículo escolar e uma ferramenta para os alunos realizarem pesquisas.

Para os primeiros anos do Ensino Fundamental adquirimos a Barsa Hoobs que trás diversificados temas voltados para essa faixa etária em 12 volumes e mais 12 DVDs que ilustram e tornam os temas mais atraentes e divertidos.

Então a partir do dia de hoje as Enciclopédias Barsa e Hoobs, estão a disposição de todos os alunos e comunidade em geral na Biblioteca Municipal.

Professora Neide Maria Sperber.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Semana do Estudante

Prezado Estudante!
"A cada ano, de energia renovada e cheio de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliarmos na transformação de nosso País em uma grande nação. E hoje, especialmente, apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar a realidade. Não basta ter sonhos para realizá-los. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos."
Feliz Dia do Estudante!

Realizamos em nossa escola esta semana algumas atividades diferentes em comemoração ao Dia do Estudante. Os alunos assistiram ao filme SURPRESA EM DOBRO, uma emocionante comédia e também apresentaram Dublagem e Dança. No período matutino os alunos do Grupo Doce Balanço representaram a música Gol de Placa e no período vespertino as apresentações foram realizadas pelos alunos do Ensino Médio e por um grupo de meninas da 8ªsérie. Nossas merendeiras preparam até um delicioso cachorro quente para os nossos alunos.
A professora Kellin apresentou uma mensagem falando sobre a importância de ser estudante. Pode ser que tenha seis ou sessenta anos, não importa, temos que ter consciência de que estudar é conhecer mundos diferentes, é tempo de novidade, de alegria, tempo de se preparar para a vida...
Parabéns a todos que procuram a informação, o conhecimento, a interação e a participação no processo de ensino. Afinal, somos todos ESTUDANTES!


terça-feira, 10 de agosto de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - ESCREVENDO O FUTURO - 2010

A Comissão Julgadora Escolar da EEB Bertino Silva composta pelo Diretor: João Bet, Assistente Técnico Pedagógico: Andréia Boing, Representante de Pais e Alunos: Márcio Lopes e Representante da Comunidade: Eliziana Estevão Alves fazem escolha dos textos para serem analisados pela Comissão Julgadora Municipal do Concurso Olimpíada de Língua Portuguesa, Ecrevendo o Futuro do ano de 2010, sendo assim classificados;

CATEGORIA 1 - POEMA
* Infância e futebol - Jardel Marian (5ª. série III)

CATEGORIA 2 - MEMÓRIAS LITERÁRIAS
* Lição de Vida - Jéssica da Silva Kreusch (7ª. série I)

CATEGORIA 3 - CRÔNICA
* O Nosso Verdadeiro Cotidiano - Tainara Cristina de Souza (8ª. série II)

CATEGORIA 4 - ARTIGO DE OPINIÃO
*  Leoberto Leal: Um Futuro Político Diferente - Daniela Cristina Marian (3º. ano I)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

violência escolar

Pode-se dizer que, está presente em todas escolas que é chamado por todos de bullying.Agreções, insultos, ameaças e humilhações. Adotado por estudantes que se destacam como forma de ser uma pessoa superior as outras que é meiga, quieto, de raça, de cor e religião diferente.
A vítima normalmente sofre calada sente dor, angústia, medo e até em alguns casos pode levá-los a consequências devastadoras como o suicídio.
O bullying hoje é a prática mais presente, o aluno que sofre disso perde o interesse pela escola e passa a faltar nas aulas por medo de sofrer mais agreções. Estão até nos casos mais graves se relacionando com as drogas e como disse antes  se suicidam.. Algumas agressões além de físicas podem ser verbais e emocionais, um dos maiores problemas pode ser a timidez do aluno, até professores sofrem com agressões do próprio aluno.
Em todas as escolas as pesquisas mostram que a violência está aumentando cada vez mais. Contra funcionários, alunos e professores.

Equipe: Adelir S., Douglas, Lúcia

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Juventude e Alcolismo

    O álcool é uma droga tolerada no Brasil, apesar de já ser proibida a venda de menores de 18 anos, não sendo vista como uma droga, por todos, causando acidentes mortais influenciando o envolvimento em outras drogas.

    Os pais também acabam sentindo os problemas, com os filhos alcóolatras, violências familiares, ocorrencia de furtos, destúrbios cerebrais, também gerando problemas escolares.

    Para evitar a influencia alcoólica em sua vida, basta evita-la. Pois quando mais cedo você começa a beber mais chances tem de virar um alcóolata.

    Por isso não beba!!!

Equipe: Taíze, Ricardo e Cleiton.

Drogas uma grave ameaça a juventude

Obsevamos que o objetivo de algumas ONGS  é discutir a legalização de drogas. Para reduzir o impacto da violencia do narcotráfico com a legalização do uso. E essa própria pesquisa desmistifica inclusive a ideia de que as drogas são adquiridas hoje somente em favelas, tendo restado e provada que 46% dos usuários não adquirem drogas em tais localidades sendo que 34,7% compram drogas na casa de amigos.
    Esses usuarios informaram que os pais tem ciencia de fato declarar que a certa forma estão protegendo os filhos do envolvimento com bandidos ou mesmo do ataque da policia.
    Nesta pesquisa conta também que 31% dois usuarios entrevistados já foram pegos com drogas pela policia.
    A droga é um fato muito moderno e tolerante na casa do vizinho.Quando atinge nossa familia é uma desgraça com todas as letras.
    Sem falar no grande potencial de brasileiros que consomem bebidas alcoolicas e que causam vários problemas na vida social e familiar.O Brasil gasta R$ 37,5 milhões anualmente de tratamentos e benefícios previdenciarios para os 2,655 não fumantes que morrem pelas doenças causaveis pelo fumo passivo.
    Essas doenças são mais comuns dos não fumantes, pessoas cujas mortas poderiam ser evitadas, principalmesnte pelos familiares dentro de suas casas que são o infarto, acidente vascular cerebral e o cancer de pulmão.
    Temos que lutar sempre por uma juventude sadia e não por uma legião de drogas sem rumo e sem destino. Drogas não agregam valores e nem desenvolvem talentos. Quem se ama não se droga.

Equipe: Ana Paula, Guilherme, Maria.

Juventude e Alcoolismo

Nos tempos de hoje é muito comum ver jovens alcoólatras. Nos fins de semana ou a noite os jovens frequentam as ruas ou ambientes escondidos para tomar bebidas alcoólicas ou ingerir outros tipos de drogas. Os alcoólatras não prejudicam só a si mesmo mas também as pessoas que convivem com eles, que tentam ajudar, mas não conseguem e ficam achando que são fracassados mas agora existem associações para ajudar essas pessoas. Tem adolescentes que estragam sua juventude porque viram alcoólatras muito cedo com até 12 anos de idade. Esses adolescentes não deveriam ingerir esses tipos de drogas pois eles tem uma vida inteira pela frente e acabam estragando e não aproveitando sua vida.

Equipe; Andreza, Giovanna e Sávio.

A Violência Contra os Idosos

Hoje no dia 06 de agosto na aula de química trabalhamos sobre "Violência contra o Idoso" esse texto é uma realidade da vida das pessoas. Os idosos são alvos fáceis de criminosos, geralmente são roubados nas portas dos bancos ou nas calçadas de regiões centrais, e também tornam-se vítimas de jovens covardes que vêem esse tipo de delinquência como um jeito de ganhar dinheiro.
E não é só esse único tipo de violência praticada contra os idosos, que sem força nas pernas e nos braços acabam sendo vítimas dos próprios familiares e amigos. E nos últimos tempos tornou-se prazer ouvir histórias tristes de netos que agridem e até matam seus avós por dinheiro que lhes foi negado para comprar drogas ou gastar na farra com os amigos.
O nosso país em desenvolvimento, vai perdendo seus preciosos valores ao longo do tempo.

Equipe: Jucineide, Maurício, Vânio.

A Violência contra os Idosos

    Hoje em dia os idosos estão sendo alvos mais fáceis para os criminosos, por serem mais frágeis e vulneráveis. Os adolescentes se aproveitam que os idosos vão receber sua aposentadoria e logo vão roubando o que os pobres coitados tem, e isso vai se tornando um jeito fácil para os adolescentes de ganhar dinheiro, para suprir suas necessidades como até mesmo comprar drogas. 
   Pior de tudo é quando a violência acontece dentro da própria familia, os filhos não tem mais paciência com os pais por estarem mais velhos, e não estarem mais tão ageis para realizar certos serviços, vão logo se dispensando deles, e acabam os colocando em um asilo, pensando que é a melhor solução, mas nem sempre é, pois em muitas vezes eles acabam sendo mal maltratados do que se estivessem em casa. Apanham em muitas vezes, ficam sem ganhar as refeições necessárias, e até mesmo acabam sendo obrigados a tomar remédios para dormir.
   Mas esses filhos não se dão conta o quanto estão fazendo de mal aos seus próprios pais, que já sacrificaram tanto suas vidas, para dar uma boa educação e sustenta-los, para acabarem em um asilo abandonado.
   É dever de todos tratar os idosos com respeito. Se hoje tratarmos os idosos e nossos pais mal, imagine só quando chegarmos a idade deles. Por isso, devemos tratar todos idosos com respeito e educação para que sejamos assim bem tratados no futuro.

Alunos : Thiago, Jaiana, Mayara.
Série : 1 ano I

Violência escolar

Hoje, na aula de quimica  fizemos uma aula diferente! Vários assuntos polêmicos foram trabalhados, o nosso assunto é Violência Escolar, o famoso Bullying que está presente em todos os lugares, e ocorre de várias maneiras entre os alunos e tambêm entre professores.
Bullying são atitudes agressivas de tratar nossos colegas, fazer ameaças, insultar, fazer agressões, e humilhar a vitima.
E nesse caso a vitima se sente fechada com o mundo e com isso pensa até em suicídio.
Em nossa opinião a violência escolar é só mais um ato de a pessoa querer crescer, mas não é assim,  Bullying é perigoso vamos pensar e agir, por isso vamos parar e pensar e não cometer ameaças entre amigos.

Equipe: Juciara, Áurea e Felipe

ABORTO

 Aborto é uma interrupção na gravidez, removendo o feto do útero, causando sua morte.
Existem tres tipos de aborto:
* O aborto expontâneo, que  é causado acidentalmente, de uma forma natural;
* Aborto induzido, que é causado por uma ação humana deliberada, ou seja, provocado para salvar a vida da gestante, ou para dar fim a gestação, que resultaria numa criança com problemas;
* Aborto eletivo, é provocado por medicamentos ou chás abortivos, por vontade própria.
As mulheres não devem praticar o aborto, pois elas estarão destruindo a vida de uma criança.

Equipe: Amanda, Ian, Adelir Alexandre.

Xadrez na Escola

Jogo de silêncio, atenção, concentração e percepção visual que leva o aluno a formar estratégias de ataque e defesa onde, ao mesmo tempo que tenta capturar o rei adversário, deve também proteger o seu.
Esta modalidade foi trabalhada com as turmas de 1 ao 3 ano e 4 série das séries iniciais e de 5 à 8 séries das séries iniciais do ensino fundamental. Com as turmas de 1 e 2 ano usou-se a contação de história para reconhecimento das peças antes de explicar - aula por aula - sobre cada uma delas. Os alunos maiores, tomaram conhecimento do histórico do Xadrez e em seguida, partiram para as peças e como elas se movimentam. Com uma das trumas de 8 série foi possível até realizar um torneio ao final das atividades. 
Todos os alunos tiveram a oportunidade de aprender uma nova modalidade esportiva, além de melhorar seu nível de concentração. Além disso, este trabalho ainda possibilitou a alguns alunos a oportunidade de representarem a escola na modalidade de xadrez na XXVII OLEMI que será reslizada de 31/08 à 04/09/10 em Ituporanga.

Parabéns e Boa Sorte!